quinta-feira, 23 de julho de 2009

O Parto da Joaninha


Vamos lá contar a aventura que foi o parto da Joana.

Como tinha a cesariana marcada para sexta-feira dia 10 de Julho nunca na vida pensei que a pirulita nos fosse pregar esta valente partida.

Na madrugada de segunda-feira dia 6, por volta das 4 da manhã, levantei-me com umas dores (não familiares) nos rins e no fundo da barriga… fui fazer xixi e tinha um corrimento ensanguentado nas cuequinhas e obviamente assustei-me.

Acordei o namorido que tem um trabalho em que faz serviços de 24h e curiosamente na segunda-feira iria estar num desses serviços. Alem de que este meu namorido não tem um acordar nada fácil (lol). Então o diálogo foi mais ou menos assim:

- Mor, hó mor…

- Ãh?

- Olha, ‘tou cheia de dores e com um corrimento ensanguentado.

- Tá bem!

- ‘Tou mesmo com umas dores esquisitas…

- Tu só te lembras destas coisas a estas horas Ana! É sempre assim, sempre até à ultima! Eu amanhã tou de serviço de 24h e tu o dia todo com o rabo no sofá!

- Olha desculpa lá sim?? ‘Tou cheia de dores, acho que são contracções e ‘tou a deitar sangue!!

- É sempre a mesma coisa!! Olha liga prá Saúde24, já sei no que vai dar mas ao menos vou acordando!

* Convêm dizer que todos os meus episódios de idas às urgências foram sempre ou à noite ou de madrugada (coitado do papá).

Lá liguei para a Saúde24 e obviamente me mandaram para as urgências (que novidade!).

Antes de sair de casa comi uma fartura (sim uma fartura, subitamente tive desejos de farturas como muitas meninas aqui da blogosfera e no dia antes tinha ido comprar umas quantas e como sobrou uma foi a primeira coisa que apanhei para comer).

Lembrei-me de que poderia ter de lá ficar e levamos as malinhas.

Cheguei às urgências por volta das 5 da manhã, fui logo chamada… fiz CTG e a enfermeira (simpatiquíssima) torceu o nariz quando o viu.

Mandei logo uma sms ao namorido a dizer:

“Não te quero assustar mas da maneira que estou a ter contracções será dificil passar de hoje”.

Fui vista pela medica que se apresou a fazer eco para confirmar se a pirulita ainda estava sentada (e estava) e quando me observou diz para a enfermeira:

- Esta senhora está com dois dedos. Vamos prepara-la!

- Estou com o quê doutora??

- Dois dedos…

- Desculpe?

- Está em trabalho de parto, você vai já cá ficar e vai já preparar-se para fazermos a cesariana!

- Glup!!

Engoli em seco, mandei uma sms ao papá:

“Avisa para avançar o reserva”

“Então mor ficas cá? É hoje”

“É – respondi eu ainda petrificada.

“Ainda vens cá fora?”

“Sim já vou ao pé de ti”

Pedi para me deixarem comer, não podia, pedi para me deixarem beber agua, também não podia e aí eu disse:

- Se não posso comer nem beber então a minha filha não nasce se não me deixarem fumar um cigarro (LOL).

Deixaram-me ir fumar um cigarro e buscar a roupinha da pirulita.

Liguei aos meus pais e avós e mandei uma sms aos amigos a dizer que “Vou entrar para o bloco… A Joana adiantou-se… Bjokas e dps digo qualquer coisa.”.

Fui vestir a bata maravilha, tirar os piercings, fazer o tal inquérito que normalmente se faz e quando fui novamente observada:

- Vamos lá despachar que a Ana já está com 4 dedos, não podemos atrasar muito a coisa.

Lá fui despedir-me do papá e por volta das 8 e tal dei entrada na sala da dilatação.

Estava lá uma rapariga que chorava a dizer que ia morrer e eu… sozinha… fiquei assustada, muito assustada… e deu-me para chorar.

Vieram colocar-me o soro e buscar a roupa da Joana.

- Ahh um saquinho que diz Joana e com uma Joaninha. – Diz uma enfermeira para a outra.

- É uma mariquisse. – Disse eu.

- Nós queremos é mariquisses que isto é só putos a nascer e miúdas nada! Deixa la ver a roupa.

- Ahh é a Kitty. – Gritou outra enfermeira que se foi embora com a roupa da Joana para mostar a outra e me disse que quando fosse para parir para eu estar descansada que a roupinha ia estar quentinha.

Por volta das 9 da manha e juntamente com o rendimento do pessoal chegou uma anestesista muito simpática:

- Sou a Dr.ª Ana Rita, vou ser eu a dar-lhe a anestesia.

- Dói muito Doutora?

- Não, só lhe dói uma picadinha que é a anestesia local o resto já não dói mas eu vou explicar-lhe o procedimento todo.

E chega a médica que me tinha visto:

- Vamos lá fazer o toque. 6 DEDOS E MEIO QUASE 7 DE DILATAÇÃO! ESTE BEBÉ VAI NASCER JÁ!! Mãe vamos tentar um parto pélvico?

- (assustada eu, e cheia de dores) Eu não abro as pernas para a minha filha nascer, nem que você se lixe!!

- Bloco da cesariana, já! – Ordenou a medica.

Bem e para me meterem a epídural?? Que filme!!

Não acertavam com o meio das minhas vértebras, no entanto que fui picada 7 vezes, doeu bastante, foi horrível estar com contracções e alem de não me poder mexer ter duas enfermeiras a empurrar-me os joelhos contra a barriga e outra a empurrar-me a cabeça contra o peito (enquanto falavam de depilação definitiva). Tivemos nisto uns 30 minutos até que se lembraram que sentada era mais fácil, e realmente foi! Explicaram-me tudinho e foram umas cridas!

Depois foi tudo muito rápido, comecei a sentir as pernas muito quentes, e, por causa dos nervos as lágrimas a caírem sem que eu conseguisse controlar.

Enquanto se falava do Michael Jackson e a polémica entrevista dele que tinha passado no dia anterior na TV, comecei a sentir mexerem em mim, o meu corpo a abanar de um lado para o outro enquanto eu ia participando na conversa.

De repente oiço:

- Olha, olha já vem!

E às 10:10 ouvi o chorar mais lindo que alguma vez tinha ouvido… o mundo parou!!

- É tão linda! Olha que desperta de olhos abertos! – Diz uma enfermeira enquanto levantava ao alto o meu bem mais precioso para eu ver.

Quando a vi, tão pequena, tão perfeita, tão cor de rosa, com a cabeça tão redondinha… tão linda senti-me tão feliz!! Amei cada milímetro daquele ser pequenino que tinha acabado de fazer de mim a mãe mais babada do mundo. Só queria agarra-la mas não podia, estava com os braços presos.

Limparam-lhe a cara, encostaram-na a mim e automaticamente ela deixou de chorar!

Senti-lhe o cheiro, dei-lhe beijinhos e disse-lhe “Olá filha!”, enquanto a sentia pela primeira vez. É indescritível o que senti… só sei dizer que foi tão mais bom!!

Levaram-na para a limparem e gritaram de lá: “Três quilos, cento e noventa! Bela Moça!”.

Passados os 7 minutos mais longos da minha vida voltaram a trazer a minha filha para junto de mim, já vestidinha e aconchegada na mantinha…

- Pronto aqui está a Joaninha da Hello Kitty!

Desprenderam-me os braços e pude pegar nela… ela estava tão linda, cheirava a ela, cheirava tão bem! Tão suave… tão minha!!

Levaram-na para o papá a ver e quando a enfermeira voltou com ela ao colo disse-me:

- Olhe que você tem um marido muito atrofiado!

- Então? Teve medo de a pegar?

- Não, nisso foi muito desenrascado ao contrario da avó. Mas olhe, mandei-o ir para a esquerda, foi para a direita, deixou para trás o telemóvel, carteira, malas, tudo. Não sabia da maquina fotográfica. Eu é que o tive que lembrar que os telemóveis tiram fotos e sabe o que é que ele disse à Joana? “Oh filha o pai ainda não te meteu o papel de parede no quarto”!

- Ai, a sério?

- Claro, como é que eu havia de adivinhar que ela ainda não tem papel de parede no quarto??

Foi uma risada total!! Deixaram-me pega-la mais uma vez e levaram-na para eu ir um bocado para o recobro.

Disse que lhe queria dar mama para não lhe darem nenhum suplemente e disseram-me que assim que conseguisse mexer as pernas podia dar-lhe de mamar.

Eu a dizer que já conseguia mexer as pernas mas as marotas não mexiam!!

Quando finalmente consegui fazer algum mini-movimeto lá a trouxeram para o pé de mim, deitaram-na na minha caminha e pude dar-lhe maminha…

Ficamos as duas sozinhas no recobro… a conhecer-nos!!

… continua …

13 comentários:

  1. se fores privatizar fica aqui o meu email para me adicionares apccs1981@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. snif,snif,snif (nota k tou a fungar :P)
    opá só tu pa fazeres de um ralato de parto,um riso total LOL
    ao ler-te,revivi cada momento meu,foram parecidos os nossos partos,so alguns pontos é k nao eheheh eles desprenderam-me logo os braços pa eu tocar no gugas :P e o papá teve smp comigo,e foram os 2 pa sala d recobro po pé de mim eheheheh mas incrivel como so sentimentos sao tao identicos...ao contrario de ti nem consegui dizer "olá filho"...foi um sentimento tao forte ao ve-lo k fikei parvinha da vida a olha-lo,a cheira-lo e tudo,tudo o k ja sabes :P
    amei o teu relato comico/emocionante...e fizeste-me xorar (é raro nos relatos dos partos LOL) opá mas amei msm akela "oh ana so tu...a esta hora" LOL e esta "filha ainda nao pus o papel n teu quarto" LOOOOL k griza pá :P
    pronto ja vai longo eheheheh
    beijinhos e ameiiiiii ;)
    (ahh nao vale fazeres xorar nos comentarios ao meu blog pá :P)

    ResponderEliminar
  3. Que emoção! Sabes que às vezes leio histórias de partos que não me dizem muito, mas o teu está... tão real e tão leve ao mesmo tempo que dá vontade de ir já ter o André! Parabéns e toca a colocar o papel de parede lol
    Bj

    ResponderEliminar
  4. Nem imaginas as recordações que o teu relato me traz. Tal como a tua Joaninha o meu Salvador também estava sentadinho. Também fizemos cesariana e também foi no Garcia de Horta.
    O Salvador nasceu às 39 semanas e o meu grande medo era que me dessem as dores e eu começasse a fazer a dilatação e eles quisessem fazer o parto pélvico.
    Nunca senti dores e posso dizer que nem sei o que é uma contracção.
    A minha cesariana correu muito bem, não tive problemas com a administração da epidural, talvez porque não estava com dores e contracções. O parto foi feito pelo meu médico que sempre me acomoanhou no particular, as enfermeiras que assistiram foram 5*.
    Revi nas tua palavras cada momento do meu parto.
    Não tenho nada a apontar ao Hospital e aos funcionários, a minha estadia foi longa mas boa, fui internada no dia 29 de Dezembro o Salvador nasceu no dia 30. Passamos lá a passagem de ano e só regressamos a casa no dia 3 de Janeiro.
    Foi bom relembrar...
    Beijocas*
    Marta e Salvador

    ResponderEliminar
  5. ena tão emocionante...mesmo marcado tudo pode acontecer...
    ela é tão linda...
    adorei
    jinhos

    ResponderEliminar
  6. Foi a primeira vez que entrei no teu cantinho, e já me meteste as lágrimas nos olhos... Parabens pela Joaninha, é realmente uma princesa linda.

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigada, linda. Gostei muito do teu relato de parto, fui até às lágrimas com a parte do cigarro e do "não abro as pernas"... É muito bonita a tua menina, mesmo querida. Beijocas**

    ResponderEliminar
  8. Ai Ana Ana...
    que eu me desfiz em lágrimas a ler o teu relato!!!
    a sensação de ver o nosso mundo expandir, o nosso coração a transbordar de emoção...
    Fantástico!!!
    Sai daki do computador e fui logo logo dar uma mega beijoka nas boxexas gordulhufas da minha bebecas saroka...
    temos 6 dias de diferença amiga... vamos andar a par e passo como se costuma dizer...
    e confessa lá mais uma vez...
    Não é a experiência mais maravilhosa do mundo!?!?
    e a tua menina... tão fofinha!!!
    Muitos Parabéns e Muitas Felicidades aos papás...

    ResponderEliminar
  9. já ninguem lhe tira o titulo de joaninha da hello kitty pah :P

    beijoca de parabéns :D

    ***muaaaaah
    corvorao

    ResponderEliminar
  10. Passa no meu blog. Há lá um miminho para vocês.
    bj

    ResponderEliminar
  11. Oi linda a tua menina e mto bonita :) ainda bem q correu tudo bem entre voces... a primeira mamadela e mto complicada mas dp habituas-te e o melhor leite q se pode dar aos nossos filhos :)aproveitem imenso esse tempo pq sao mmo os mais recordaveis q podemos ter na nossa vida :) mtas Felicidades pra voces os 3 e mtas bjokas pra essa linda princesa q finalmente ja esta junto dos papas :)bjokas linda

    ResponderEliminar
  12. olá linda o que me fartei de rir com a tua descrição mas ao mesmo tempo que medo que tive soube recentemente que estou grávida e assombram-me alguns receios lololol
    felicidades ás duas

    ResponderEliminar
  13. apesar de ter descoberto hj o teu blog devido ao forum de mãe para mãe se me quiseres adicionar quando o teu estiver privado ficava muito contente obrigado beijinhos

    ResponderEliminar