terça-feira, 17 de novembro de 2009

A Joaninha está doentinha...

Ja andava entupidinha há algum tempo mas na Sexta feira começou a piorar...
De sabado para domingo (apesar do muito soro que lhe meti) parecia quase um carro a ressonar por causa de estar tão congestionada e no domingo foi o terror para mim... mãe de primeira viagem, o que me valeu foi o meu 6º sentido e o ter tido uma mana que estava sempre doentita e eu mesmo quando estou constipada por causa da asma.

A minha mãe há uns tempos deu-me o nebulizador da minha irmã, que por magia deixou de precisar dele, está novo e é óptimo.

Liguei a maquineta, meti (só o tubo) virado para a cara dela e ela até achou piada, andou a brincar com o tubo e tudo. Estava tão entupida que o soro que lhe tentava meter saia todo para fora... foi um sufoco vê-la assim, até lhe custava mamar por não conseguir respirar mas com os aerossois feitos com soro ficou um bocadinho melhor.

Levei a noite toda com ela sentada no meu colo, pois sentada parecia menos congestionada, e só assim conseguiu dormir.

Marquei consulta par ao pediatra e lá fomos nós ontem (segunda).

É só mesmo constipação, ranhoca, espirros, olhos chorosos e mais nada... os bronquios estão limpinhos portanto continuar a colocar o soro e fazer os aerossois (eu dava pra medica lol).

Mais serio que isso foi quando comentei com o Dr. que não achava normal a Joana fazer varias conjuntivites do mesmo olho, achei que a pomada que ele receitou não estava a fazer efeito ao que ele me respondeu:

- Você é uma mãe valente ou maricas?
- Maricas doutor, ás vezes mais maricas que ela.
- Então é assim, a Joana tem uma obstrução no canal lacrimal e vou ensinar-lhe o que você tem que fazer, tem que deixar o coração de lado e fazer isto...
Carregou-lhe com força na parte interna do olho, ela chorou tanto, tanto, tanto, tanto que me vieram as lagrimas a mim tambem, nunca tinha visto a minha menina chorar daquela maneira, ainda tentei apanha-la mas ele disse-me para esperar mais um bocado e fez em mim como é, realmente doi um bocado mas nada demais e assim que pude peguei na minha menina e ela calou-se logo a olhar para o médico tipo "Se me fazes isso outra vez ela bate-te."

Explicou-me que só tinha duas opções, ou fazer aquilo cada vez que lhe mudasse a fralda para que o canal desobstruísse o mais rapidamente possivel, no entanto que saiem-lhe muitas lagrimas, ou então teria de ser a nivel oftalmologico, operação com anestesia geral... aí é que me cairam as lagrimas.

Bem, posto isto, mandou-me comprar uma seringa e meter-lhe o soro no nariz com seringa (sem agulha claro) porque o esguicho é maior e se não fizesse aquilo no olhinho dela que ele se ia encarregar de me massacrar. Inclinar a cabeceira da cama e continuar com aerossois com soro pelo menos à noite.

Realmente tenho feito e ela comigo não chora tanto quanto com o doutor mas eu tambem faço entre palhaçadas e gargalhadas.

Está menos entupida (descobri um balsamo fantastico da Mustela para ajudar os bebes a respirarem melhor).

Bem disposta ela anda, ri-se muito, dá gargalhadas que chegam a comover-me... enfim, mesmo doentinha é uma bebé feliz!!!

* Filhota, custa-me tanto magoar-te, mas não quero que por causa da minha cobardia tenhas de ser sujeita a uma anestesia geral, desculpas a mamã??

2 comentários:

  1. Querida imagino o quanto te custe...só eu tenho que pôr umas gotitas nos olhos do Dinis e akilo n dói nada e eu começo meia hora antes a pedir-lhe desculpa pelas maldades que tenho que lhe fazer...Mas s é pelo bem deles, temos mesmo k põr o coração de parte...
    Muitos beijinhos para as duas e as melhoras da princesinha!
    Joana e Dinis

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que custa sempre mais a nós do que a eles. A sensação que eu fico é que as mães são as más da fita, porque têm de fazer sempre tudo. As melhoras da princesa.

    Beijos

    Sara e JM

    ResponderEliminar